A persistência de cultivar maus hábitos alimentares, por parte de determinadas pessoas, pode gerar graves doenças, como a obesidade. Além disso, a publicidade de empresas do ramo alimentício contribui para a entrada de alimentos prejudiciais na vida de milhares de seres humanos.
Muitas pessoas têm rotinas agitadas e não se preocupam com a alimentação. É normal ver trabalhadores que preferem comer em fast foods, ou consumir lanches que não se sabe a procedência, do que levar uma refeição balanceada para o trabalho. O consumo de alimentos industrializados e gordurosos diminuem a disponibilidade de nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo e podem gerar doenças, como a obesidade, colesterol elevado, gastrite, diabetes e hipertensão.
Vale também ressaltar que a publicidade tem um grande poder de persuasão graças a meios de comunicação, como outdoors e comerciais de rádio e televisão. Com a revolução informacional, em 1970, ficou ainda mais fácil persuadir indivíduos de várias faixas etárias. No entanto, determinadas publicidades de indústrias alimentícias alteram e omitem informações (como o teor de gordura, de açúcar e etc.) que podem comprometer a saúde dos consumidores. Por exemplo, a Coca- Cola zero faz tanto mal ao organismo quanto a Coca- Cola normal.
Alguns seres humanos já colocaram em prática o plano de reeducação alimentar, porém uma boa parcela da população continua consumindo comidas com alto teor de gordura e refrigerantes em excesso. Sendo assim, é necessário que o governo invista em campanhas de conscientização alimentar e que alerte sobre as possíveis doenças. Além disso, é importante que a população pesquise sobre os produtos que iram irão comer. É vital, também, que as escolas públicas e particulares forneçam refeições balanceadas, pois é desde pequeno que se deve desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |