De uma sociedade com hábitos naturais e saudáveis dos anos 1950 à outra tipicamente moderna, entregue às facilidades dos "fast-foods" e industrializados dos anos 2000...
O processo de urbanização das cidades, a rotina atarefada e a correria do dia a dia trouxeram consigo um grave problema que já afeta grande parte da população mundial: a obesidade. No Brasil, pesquisas apontam que mais da metade da população masculina sofre com a obesidade ou sobrepeso e, entre as mulheres, o índice é um pouco menor, porém, também é alarmante.
Com o aumento dos estudos acerca dos malefícios causados pelo excesso de gordura corporal e as vantagens em consumir alimentos saudáveis e nutritivos, aliados à divulgação pela mídia, nos últimos anos houve uma explosão de adeptos à alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, o que ocasionou grande reflexo nas indústrias alimentícias, fazendo estas reverem as fórmulas de seus produtos e se adequarem ao novo estilo de vida dos consumidores.
Contudo, ainda há questionamentos sobre a real conscientização das pessoas sobre a alimentação, pois, ao tempo em que alguns realmente buscam a melhora da qualidade de vida, outros estão apenas "seguindo a moda" e, para, estes, todo o esforço será em vão.
O hábito da alimentação saudável não deve ser encarado apenas como "modismo" para satisfazer a uma necessidade temporária. Deve-se levar em consideração que alimentos processados oferecem grande risco à saúde, seja pelos conservantes, gorduras, sal, mas, principalmente, pela falta de vitaminas e nutrientes necessários à manutenção da saúde humana.
No entanto, seguir a moda "retrô" também no que diz respeito à alimentação saudável e de boa qualidade e retornar aos velhos tempos em que o prato era variado em cores e sabores, com certeza, os resultados trarão benefícios a longo prazo.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |