Os pressupostos da Teoria do “Big-bang” afirmam que o universo originou-se da explosão de um ponto que concentrava uma quantidade de energia incalculável. Diante disso, no tocante à humanidade, é válido declamar que a energia é a matéria-prima da vida. Nesse sentido, os organismos buscam, por meio da alimentação, adquirir a energia necessária para sanar as suas demandas metabólicas. Porém, neste milênio, a associação entre a efemeridade do tempo e a disponibilidade de refeições rápidas e práticas – a fim de suprir os anseios de produtividade da cultura globalizada e consumista – têm prejudicado a qualidade de vida da população por provocar distúrbios nutricionais que comprometem a saúde das pessoas.
Nessa perspectiva, enquanto o homem contemporâneo se habitua a se alimentar dos famosos “fast-foods” e de guloseimas, o bem-estar da população é comprometido devido ao surgimento de infecções, doenças crônicas – como a hipertensão e o diabetes -, obesidade e bulimia, decorrentes desse tipo de dieta insatisfatória. Além disso, o psicológico desses indivíduos é significativamente afetado devido ao aumento ou perda excessiva de massa corporal, que, consequentemente, desconstrói os padrões de beleza da sociedade. Inclusive, essa tem sido uma das principais justificativas para entender a enorme incidência da depressão na sociedade do século XXI.
Diante desse cenário alarmante, vê-se um enorme número de indivíduos concentrados nas redes sociais, como Facebook, à procura de páginas e grupos que versam sobre nutrição, educação física e hábitos saudáveis, a fim de obter as orientações pertinentes para o estabelecimento de uma reeducação alimentar e o fim do mal do sedentarismo.
Por tudo isso, é preciso que o Estado deve promover promova campanhas(,) especialmente na internet – meio potencialmente difundido -, além de palestras nas escolas acerca dos prejuízos de uma dieta desequilibrada e da necessidade da disseminação de uma cultura nutricional capaz de favorecer um bom desempenho do organismo vivo. Além disso, o incentivo a práticas esportivas pelos professores de educação física nas escolas e, até mesmo, nos ambientes de trabalho em horários de descanso, mostram-se medidas interessantes e que ajudam a aliviar o estresse.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |