Consciência é uma das características que o homem julga mais importante sobre os outros animais. Assim, como a pintura na pedra até os livros dos dias atuais, o avanço na produção agrícola não ficou para traz, com as mais variadas formas de plantio, conservação e mega produção. Estudos detectaram que alguns alimentos comercializados facilitam o início de doenças agressivas como o câncer.
ComCiência é o tema da artista Patricia Phicinini(,) que modelou esculturas em tamanho natural misturando animais com seres humanos, (à) a primeira vista causa espanto(,) e a à medida que é observado o público fica comovido com as criaturas pelo olhar doce. Na exposição, um vídeo mostra um jovem casal chegando do supermercado, o marido começa a retirar da sacola um enlatado após o outro, a mesa fica repleta. A esposa o chama para ver sua barriga, grávida, com um corte do lado direito e ao fundo os filhos: uma mistura de corpo de cachorro com cabeça humana. Através das esculturas e vídeos, o público conclui que o início das deformações e é causado pelos alimentos industrializados.
O Ministério da Saúde no Brasil classificou os alimentos em quatro tipos: in natura, minimamente processados, pouco processados e ultraprocessados. Para a grande maioria dos estudiosos(,) quanto menor o processamento do alimento(,) maior será o benefício que o alimento ele fornecerá ao corpo. Uma banana não faz mal para ninguém(,) enquanto um adoçante pode desencadear diabetes e até o câncer.
Advertência: Você você é, o que você come!. Essa é sensação que os estudiosos da produção agrícola, artistas e o governo expressam das mais variadas formas(,) sempre preocupados tanto no bem estar quanto à saúde, conscientizando para uma velhice saudável e livre de doenças contemporâneas e até mesmo mutações genéticas devido aos produtos ultraprocessados.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e de pronomes e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, mas o raciocínio pode ser melhor estruturado em alguns trechos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |