Ao fazer uma análise da atual área urbana paulistana, percebe-se uma prioridade pautada no capitalismo, espaços públicos para o lazer coletivo existem em pontos isolados e muitas vezes tornam-se inacessíveis, dificultando o acesso de diferentes níveis sociais.
O rápido crescimento econômico fez com que o capital financeiro fosse deslocado para investimentos que geram apenas o lucro pessoal, shoppings centers e condomínios eclodem em espaços públicos, previamente utilizados para lazer.
Em consequência disso, as classes mais baixas sofrem com a dificuldade de localizar programas livres e gratuitos, são obrigados a viverem defronte para sombreiros de concreto, sem a possibilidade de caminhar em uma calçada ampla e que proporcione uma atividade de lazer coletiva.
Ainda convém lembrar-se dos obstáculos para se chegar á a áreas com atividades recreativas ao ar livre, ruas e calçadas esburacadas e poucos espaços seguros, fazem com que os cadeirantes e portadores de deficiência sejam afetados.
Dessa forma é preciso estimular a retomada ás das áreas públicas e desenvolver a igualdade social, como alternativa o governo pode distribuir uma verba maior para manutenção desses espaços, em conjunto com colaboradores de diferentes partes da cidade, preservando áreas verdes e espaços que geram harmonia e qualidade de lazer á à população geral.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas se restringiu muito a uma só cidade. Procure desenvolver uma argumentação mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |