Não são os edifícios, as empresas, as indústrias ou as demais construções que integram e definem, exclusivamente, as cidades. O conceito de cidade vai além da paisagem fria e inanimada dessas construções.
Para conceituar que as cidades são algo mais, e que nelas pulsam fortemente a vida, é necessário entender que são as pessoas a principal razão da existência desses centros urbanos.
Mesmo sendo as pessoas, a principal composição das cidades, (o que) tem se visto, ultimamente, é que aquelas elas têm vivido de maneira meio despercebida devido à pouca oferta de ambientes públicos para a convivência, além (de suas) da rotinas frenéticas dessas, o que dificulta uma vida mais saudável.
Ambientes onde as pessoas possam interagir ao ar livre, com segurança e conforto, é são uma necessidade crucial para que elas possam usufruir de melhor qualidade de vida. E, dessa forma, possam conquistar o direito a uma cidade menos insalubre e, consequentemente, mais saudável para viverem e produzirem melhor.
Assim, para essa necessidade ser minimamente atendida, exige-se políticas públicas adequadas e investimentos em equipamentos de lazer que possibilitem suprir essa busca por (uma) vida (com) mais bem estar e conforto. Entre estes, por exemplo, podem ser citados parques, jardins, praças entre outros espaços públicos de convivência.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego devido de pronomes relativos e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor exemplos atuais de retomada do espaço público.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |