Medo das ruas - Banco de redações


A retomada do espaço público nas cidades

Enviada em: 20/10/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Passar em lugares públicos em grande parte do Brasil é uma coisa normal, mais mas permanecer nesses locais, é uma coisa que a maioria da população não faz, seja pela podridão das ruas e parques, ou pela criminalidade.

Um grande exemplo é a Praça da Sé, um lugar, na minha opinião,* que é muito bonito e bom para se reunir com amigos e fazer eventos. Mais Mas, por causa da marginalização, aquele local vira um desperdício; moradores de rua e drogados tomam conta daquele lugar. O governo, fez uma série de obras para tentar melhorar aquele local, a fim de expulsar ou “esconder” essas pessoas marginalizadas, mais mas nada adiantou.

O governo do estado de São Paulo quer acabar com a marginalização nesses locais, mais mas não sabe nem por onde começar, esse problema está muito longe de acabar. Para acabar com o medo das ruas que as pessoas têm, é necessário “acabar” com a criminalidade, e para isso, teriam que diminuir a pobreza ao redor desses locais, pois quanto maior a miséria, maior a criminalidade.

Dar moradia a essas pessoas, fazer eventos sociais para que os jovens desde cedo se afastem do mundo das drogas, dar uma educação de qualidade, uma saúde de qualidade seria uma boa maneira de começar a acabar com o medo das pessoas de locais públicos.

Comentários do corretor


* O texto dissertativo é impessoal. Não use primeira pessoa ou expressões como "na minha opinião".

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de letras maiúsculas e minúsculas.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, e faz uma análise um pouco mais aprofundada da situação, por uma perspectiva interessante relacionada à inclusão social.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente