Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se entender o porquê cada vez mais as pessoas preferirem o conforto das suas casas a locais públicos. A violência em centros urbanos cresce com (o) passar dos anos e a preocupação das autoridades também, (.) em consequência disso(,) shopping centers, e supermercados, trazem segurança e lazer para famílias que não se sentem seguras em estar em locais de fácil acesso a à violência.
Antigamente não se via casas com muros como é comum hoje em dia, a sociedade está se privando do meio urbano sem perceber. Por outro lado, comunidades estão se unindo para trazer as às ruas a sociedade, com projetos que beneficiem a vida do cidadão, atividades físicas, esportes, aulas culturais, e assim por diante.
Ainda convém lembrar que a violência estar está em todo lugar, mas é necessário a compreensão do cidadão quanto a à desigualdade social que faz com que as cidades fiquem tão instável instáveis a ponto de alguns indivíduos se submeterem a roubar para ajudar sua família.
Por todos esses aspectos é de se entender a preocupação da sociedade quanto a à violência, mas é preciso lembrar da qualidade de vida que estar em comunidade proporciona, fazer amigos, se desconectar da vida social*, estar mais presente com sua família, poder mostrar as às crianças as brincadeiras fora da internet.
Dessa forma(,) leva-se a acreditar acredita-se que a retomada do espaço público nas cidades só cresça e valorize seus pontos turísticos, fazendo com que famílias saiam de casa com segurança, não para ir ao shopping ou supermercados, e sim para conhecer suas cidades.
Comentários do corretor
* Argumento incoerente neste contexto.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas há trechos incoerentes e também é possível explorar melhor exemplos de retomada do espaço público que já existem no Brasil.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |