A Desde algum tempo (atrás), as cidades estão ficando sem espaços públicos, que na verdade são locais fechados, privados*. De casa para a escola, de casa para o trabalho e vice-versa, não importa. Isso vira uma rotina e os espaços públicos estão virando apenas passagens. A violência e a correria do dia-a-dia estão sendo os principais motivos, de que pelos quais a cidade e os locais de lazer não são mais lugares para descansar e se divertir. O governo está tentando melhorá-los para deixá-los mais convidativos para as pessoas voltarem a frequentá-los, relaxarem e se divertirem. Quanto mais bonito e acolhedor o local, mais as pessoas sentem vontade de ir. Mas hoje em dia esses espaços estão sendo tomados por usuários de drogas, ladrões etc, e por conta disso, as pessoas não querem mais ficar nesses lugares(,) pois ficam com medo. Cabe aos nossos governantes tomar providências para que a população sinta segurança a voltar frequentar esses lugares e não somente criá-los e abandoná-los. Justamente por conta de crimes e usuários de drogas, o governo tomou a iniciativa de colocar iluminações e policiamento 24 horas nesses locais, porém eles não investiram nessa ideia e não deu certo. A prefeitura**, também, criou em inúmeras ruas várias ciclo faixas ciclofaixas, fechando avenidas principais para o lazer do povo aos nos dias de descansos. Então é o que temos que continuar fazendo e investindo nesses locais para o melhorar o espaço público das pessoas.
Comentários do corretor
* como assim? Desenvolva melhor o raciocínio.
** Que prefeitura? De que cidade?
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego coerente de pronomes relativos e de preposições.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos da argumentação que precisam ser melhor desenvolvidos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |