O crescimento da população urbana trouxe inúmeros desafios, entre eles garantir espaços de lazer e recreação. Infelizmente existe no Brasil um conceito equivocado de que espaços públicos não são de ninguém; e é exatamente o oposto, espaços públicos são de todos; isso se reflete no descaso e abandono de parques, praças e do mobiliário urbano, que contribui para a insegurança nesses locais.
A falta de hábito dos brasileiros em aproveitar das inúmeras opções de lazer gratuitas e abertas disponíveis, tem uma base cultural. Existe pouco incentivo a à apropriação e uso dos espaços urbanos para prática de atividades recreativas. Muitas vezes as pessoas sequer têm conhecimento da existência de parques e praças em suas próprias cidades. Diferente de centros comerciais(,) não existe um apelo para que pessoas usufruam destes locais.
A busca por segurança é uma determinante das ações humanas. Isso contribui para diminuir a atratividade de locais públicos, poucos se arriscam a passear em parques e praças em razão da violência urbana. Nesse sentido(,) a segurança oferecida por clubes particulares e shoppings acaba ofuscando as vantagens de frequentar espaços gratuitos e ao ar livre. Para ampliar o uso de áreas de lazer público públicas é preciso garantir a segurança dos cidadãos nestes locais.
Portanto, para que haja maior valorização das atividades ao ar livre e melhor aproveitamento dos espaços de lazer comuns(,) é necessário, incentivo a atividades culturais e esportivas nesses locais e também investimento do Estado em segurança pública, iluminação e manutenção dos espaços. Esse é o caminho para a retomada dos espaços públicos e para garantir maior qualidade de vida às pessoas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |