Pode-se dizer que o espaço público quase sempre foi planejado baseando-se unicamente no caminho do qual as pessoas transitam e interagem entre si. Todavia, esse ambiente deveria ser melhor aproveitado em nosso país, permitindo-se também a criação de mais atividades culturais e educacionais nestes locais, afastando-se da idéia capitalista de apenas construir e expandir. É necessária a mobilização das autoridades brasileiras para a criação de novas medidas que possam aproveitar melhor estes lugares.
Tendo isso em vista, com as construções cada vez mais próximas umas das outras e a população cada vez vivendo mais isolada dentro de suas casas, estamos perdendo a capacidade de não somente apenas locomovermos com maior liberdade, mas também estamos nos abstendo de nossas próprias identidades sociais, pois, em uma sociedade da na qual as pessoas cada vez menos convivem-se publicamente entre si, não há outro caminho senão o da própria exclusão e(,) inevitavelmente(,) suas más consequências.
Ademais, ocorre-se a triste carência desses locais abertos dos nos quais possamos ter distrações relacionadas à cultura e ao ensino, haja vista que além desta deficiência, muitos destes estabelecimentos são mal administrados e preservados, tanto por parte dos governos locais, quanto pelos próprios usuários, resultado das más gestões políticas e seu incontestável fruto: o déficit da qualidade educacional no Brasil.
Sendo assim, para que possam ocorrer reais melhorias e haja o restabelecimento saudável do espaço público neste país, precisa-se de uma reestruturação política, de modo que o governo elabore o "Plano de Reutilização Inteligente dos Ambientes Públicos", o qual baseia-se na ação conjunta de professores, arquitetos, psicólogos, policiais e autoridades do executivo, legislativo e judiciário, no intuito de acrescentar espaços destinados à leitura, cultura e lazer, em todas as praças públicas de nossa nação. Somente deste modo, usufruiremos melhor de um espaço do qual pertence a todos nós.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor exemplos de retomada do espaço público que já acontecem no Brasil.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |