É crescente o movimento de retomada do espaço público nas cidades, com o objetivo de torná-las mais humanizadas e com melhor qualidade de vida. (,) Permitindo que as pessoas possam ter um lugar de convívio social ao ar livre.
Em virtude de mais de 50 por cento da população mundial viver nas cidades(,) espera-se que os centros urbanos sejam projetados para possibilitar um convívio social mais agradável entre seus moradores. O que implica em disponibilizar espaços seguros e de qualidade ao ar livre para encontros, diálogos, prática de esporte, descanso, enfim(,) para as mais diversas formas de lazer.
Ainda que o modo de vida e convívio em sociedade esteja se transformando, devido á a políticas de uso do solo, utilização de automóveis e das novas tecnologias(,) é bem verdade que as ruas e os espaços presenciais de convivência ainda são vitais para fazer a cidade renascer. Esses espaços públicos de qualidade favorecem não apenas as pessoas e a cidade, mas também fomentam a economia local e valorizam todo o ambiente em que estão inseridos. Pensando nisso(,) várias cidades mundiais estão revitalizando espaços urbanos. Como por exemplo, o parque construído em Seul onde antes havia uma rodovia urbana, restaurou a fauna e a flora e deu melhor qualidade ao ar e valorização dos imóveis naquela região. Assim como o High Line, em Nova York(,) construído ao longo de uma ferrovia desativada. O parque transformou uma região violenta em uma área viva que dispõe de muita vegetação e espaço para descanso e recebe milhões de visitantes todos os anos.
Dessa forma(,) pode- se perceber que a revitalização de espaços públicos deixa a cidade melhor e também permite que as pessoas tenham um estilo de vida mais saudável, portanto, é importante que todos estejam envolvidos na construção ou reconstrução das regiões urbanas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida. Uma dica, no entanto, é explorar também exemplos daqui do Brasil.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |