A rotina diária do povo brasileiro se torna cada dia mais caótica, o estresse e a depressão são alguns dos sintomas que mais se manifestam na população. Além disso, a falta de tempo torna as pessoas cada vez mais usuárias de espaços privados, excluindo o uso dos espaços públicos.
A utilização apenas de espaços privados segrega cada vez mais a população. Locais particulares requerem investimentos para serem usados, dessa forma, nem todos os habitantes da cidade frequentam esses espaços e(,) assim, a população fica dividida em grupos sociais, étnicos e econômicos. A segregação desses grupos evita o contato entre as pessoas que os compõem, dessa maneira, com o passar dos anos(,) essas pessoas deixam de se comunicar e passam a ser encaradas como desconhecidas umas pelas outras. O resultado dessa separação pode ser conflitos físicos e morais entre esses grupos
Atrair a população para a utilização dos espaços públicos e consequentemente para compartimentalização entre as pessoas de diversas faixas etárias, econômicas e sociais será um trabalho árduo. Como as atrações dos espaços públicos poderão competir com as atrações dos meios eletrônicos? Ou então, como pessoas de classes econômicas distintas frequentarão o mesmo espaço público? Para solucionar essas situações o governo deverá realizar um replanejamento nos espaços públicos da cidade.
A retomada dos espaços públicos nas cidades não será tarefa fácil nem para o governo e nem para população. Portanto, deve-se iniciar já, as obras de replanejamento nos espaços públicos dos mesmos, (.) além disso, o governo deverá proporcionar programas de sensibilização para que toda a população compreenda a importância do convívio entre as pessoas, indiferentemente das condições econômicas, sociais ou étnicas. Dessa maneira, as pessoas compartimentalizarão suas experiências, a segregação entre a população diminuirá e a cidade será um local ainda melhor para se viver.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordâcncia de número (singular e plural) e à repetição de termos nas frases e parágrafos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar exemplos atuais e soluções reais para a questão. .
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |