À medida que as cidades cresciam, os espaços públicos abertos foram se reduzindo. A vida moderna começou a valorizar cada vez mais os espaços fechados, e os abertos acabaram sendo usados apenas para circulação entre um lugar fechado e outro. Mas essa cultura está mudando.
Entre os diversos fatores que levaram as atividades humanas para lugares fechados, um dos principais foi a evolução tecnológica, da qual surgiram atividades que deveriam ser feitas nesses ambientes, como escritórios, lojas e fábricas. Com isso, esses espaços foram se tornando cada vez mais comuns e passaram a ser utilizados também para atividades sociais. Ou seja, as pessoas acabaram se acostumando a viver assim e investiu-se cada vez menos em espaços públicos abertos.
Porém, aos poucos, em muitas cidades, está havendo uma mudança de cultura, com as pessoas que antes se encontravam em praças de alimentação de shopping centers e agora estão procurando espaços abertos em parques e praças. Na Europa, cidades como Paris e Londres investiram em espaços ao ar livre ao longo dos rios que cruzam essas cidades, criando-se ambientes mais agradáveis para encontros, desde crianças até idosos. O Brasil está começando a investir um pouco mais nessa área. São Paulo, por exemplo, fez melhorias em seus parques e mais pessoas estão frequentando esses espaços, seja para se descontrair, praticar exercícios ou até fazer festas infantis.
Essa é uma mudança de postura da sociedade bastante positiva. Possibilita maior interação entre as pessoas e contato com a natureza, além de ser mais agradável, se tiver um ambiente adequado. Por isso(,) espera-se que as cidades continuem investindo nos seus espaços públicos, pois, com certeza, se tornarão cidades melhores.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica, bem desenvolvida e com bons exemplos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |