As cidades: áreas carentes de público - Banco de redações


A retomada do espaço público nas cidades

Enviada em: 19/10/2015

Status:

Corrigida
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    Vive-se uma era na qual não se tem tempo para si. Numa era na qual as obrigações no trabalho ou até mesmo na escola tornam-se mais importantes que a própria saúde mental, onde as pessoas encontram-se demasiadamente sobrecarregadas. Pois bem, este é o século XXI. Com tanto corre-corre pro lado e pro outro, as cidades tornaram-se um centro de pressa. Não um centro de lazer, muito menos um centro de socialização. Apenas um desprezível centro de correria.
    Ninguém fala com ninguém. Também pudera, as pessoas estão atemorizadas com a violência crescente, onde o cujo principal foco são as cidades. Talvez ninguém mais se importe. Talvez todos tenham esquecido de quão bom seria se todos socializassem mais, conversassem mais. Há muitos que defendem essa questão. Mas é necessário prática. É claro que hoje em dia, é muito difícil relaxar num espaço urbanizado e/ou industrializado. Quase que impossível. Mas não totalmente. 
    É preciso que algo seja feito. E não só por parte do governo de reduzir a criminalidade. (,) Mas também por parte da população que se acomodou a esse tipo de vida. (,)Como expressa perfeitamente esta ideia, a obra de Marina Colassanti, "Eu sei, mas não devia". Sim, acostuma-se a viver este tipo de vida. Acostuma-se a não apreciar  o pouco da beleza que restou das cidades. Algumas mais bonitas que outras.                                                                                                  E o que custa dar um bom dia aos que se veêm veem pela frente?  Muito, não é? Poucos ainda falam do tempo, do jogo de ontem. Num ambiente onde a pressão profissional e pessoal é grande, é realmente necessário que as pessoas reflitam sobre essa questão e recuperem seu direito de usufruir o espaço urbano.  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de pronomes relativos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, mas falta explorar um pouco mais exemplos atuais de retomada dos espaços públicos nas cidades e o como vencer os entraves para essa retomada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente