Passam despercebidos pelos olhos de muitos brasileiros dentro de seus cotidianos, mas os espaços públicos vêm sendo cada vez mais esquecidos dentro da área urbana.O crescimento é direcionado somente para os campos da economia, mercado imobiliário, grandes empresas e indústrias, os quais acabam superando o campo mais importante: o campo do lazer da população.
A velocidade dos automóveis e da vida agitada das metrópoles modernas criou um novo ambiente urbano muito pouco favorável para a vida comunitária nos lugares públicos, ou seja, as cidades estão deixando de ser um lugar amigável e coletivo, para passarem a ser grandes centros comerciais.
Não só o cotidiano monótono e acelerado, mas também a falta de segurança é uma grande causa deste problema social.Os muros, câmeras e cercas simbolizam a insegurança e o medo de uma cidade onde é preciso ter maldade até pra pôr a bondade em prática, ou seja, os cidadãos não têm mais confiança uns aos nos outros, assim, utilizando utilizam mecanismos como a malícia, para então, chegar onde se quer chegar.
O consumismo também é um grande fator que leva o homem a esquecer os lugares públicos, pois torna a sociedade cada vez mais ambiciosa e gananciosa.
Portanto, todos os fatores citados, desencadeiam o esquecimento dos espaços públicos e pouca coletividade social, fazendo assim da vida agitada da cidade, uma sobrevivência constante.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, de número (singular e plural) e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando elementos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |