O que realmente importa para a vida do brasileiro, passar momentos imediatos e bons, ou buscar sempre o sucesso profissional(,) sacrificando seu lazer? Vemos aí duas das demais faces da população que definem os rumos das construções das cidades, porém(,) para termos uma qualidade de vida melhor(,) é preciso encontrar um equilíbrio entre os dois tipos de caráter.
A primeira personalidade, a que busca a felicidade imediata, ou seja, é passional(,) não se preocupa com as consequências futuras e no que fará com sua vida futuramente(,) sendo fadado a um emprego e salário medíocre, a viver nas áreas pobres, como por exemplo, as precariedades precárias favelas do Rio de Janeiro, com a possibilidade de ser relocado para outra zona devido à urbanização das cidades, talvez se tornando mais um centro econômico da cidade, tomando um lugar que(,) apesar de precário(,) pertencia às pessoas.*
A segunda personalidade vive em busca do seu sucesso profissional(,) passando poucos momentos de lazer com as pessoas a sua volta, sempre na correria diária(,) indo a lugar nenhum, como na música “Mad World” do cantor e compositor norte-americano Gary Joules, (.) esse tipo de pessoa corre o risco de se tornar um capitalista impecável(,) fazendo sempre o melhor para obter lucros, incluindo a urbanização econômica. Como cantam a banda Engenheiros do Hawaii, essa personalidade não pode nos proteger de uma vida sem sentido.
Portanto, é necessária uma mobilização da sociedade buscando o equilíbrio entre as duas personalidades(,) tanto dos governantes quanto dos cidadãos comuns, assim redefinindo nosso caráter(.) consequentemente(,) as nossas cidades (,) para que além da preocupação com a economia(,) haja também uma preocupação com a qualidade de vida de toda a população, buscando sempre o melhor igualitariamente para todos.
Comentários do corretor
* Argumentação desenvolvida de forma confusa, sem clareza.
Atenção à pontuação, à concordância de número e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos confusos, mal elaborados, que precisam de uma revisão. Além disso, parece que o foco não foi exatamente a retomada dos espaços públicos, mas sim essas "personalidades" possíveis. Atenção à clareza no desenvolvimento das ideias e ao foco no tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |