Diferentemente de alguns anos atrás, devido principalmente a à globalização, ao capitalismo e ao aumento da violência, mudou-se a forma de aproveitar o tempo livre. Antes um piquenique na praça(,) agora uma volta no shopping, tudo isso reflexo da correria dos tempos modernos e da insegurança.
Olhando por esse prisma, observa-se a expansão do isolamento social, da autossegregação e da segregação espacial, conseqüência da suposta divisão dos indivíduos em classes sociais, sem a integração entre estas. A ausência de espaços públicos e a expansão de “shoppings centers” por regiões dificultam ainda mais o processo de sincretismo cultural e social. Além disso, a correria contra o tempo nas grandes cidades e a rotina fazem com que o lazer seja deixado em segundo plano.
Partindo desse ponto de vista, com o intuito de gerar fins lucrativos, ignoram-se as atividades ao ar livre e a valorização da beleza natural, para dar espaço a atividades de prazer individual, como o consumismo, dogma do capitalismo e da globalização. Nota-se que reconhecer as diversidades e a miscigenação é essencial para um indivíduo crescer como cidadão, caso contrário, o egocentrismo e o individualismo dominariam o mundo. Como forma de impedir esse domínio(,) deveria- se investir na retomada dos espaços públicos.
Portanto, é de vital importância que o Governo incentive a revitalização de praças, com segurança(,) e que disponibilizem atividades ao ar livre para públicos de qualquer idade, gênero ou deficiência. A criação de centros esportivos e de dança também são é muito importantes para melhorar o convívio social entre essas pessoas de origem diferente. Por último, o Governo poderia investir em novos programas como o “Porto Maravilha”(,) atraindo pessoas de todas as regiões e classes sociais. Somente assim é que se poderia sonhar com um mundo mais justo, sem preconceitos e mais coletivo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando exemplos atuais de retomada no espaço público.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |