Atualmente, diversas cidades brasileiras vêm evoluindo com a aplicação de ideias que deram certo em países de primeiro mundo. São Paulo, por exemplo, ganhou ciclovias em importantes avenidas da cidade, além dos parques que estão sendo construídos e museus que estão em processo de reforma. Mostrando, cada vez mais, que a cidade está se desenvolvendo e a população, inquestionavelmente, é a maior beneficiada com esse desenvolvimento.
Entretanto, mesmo com as ações das prefeituras para melhorias das cidades, os muros ainda passam a sensação de segurança para muitos cidadãos, que a cada dia se veem reféns de uma cidade violenta. A mídia sensacionalista tem um papel importantíssimo na formação dessa imagem, já que diariamente lançam em sua programação notíciais que passam a impressão de que existe alguém com más intenções a cada esquina.
Apesar da imagem ruim das cidades, muitos grupos estão sendo formados em prol da humanização delas, levando para espaços públicos atividades que antes só eram realizadas em lugares fechados. Um exemplo são as festas e encontros que estão sendo feitos em parques e as apresentações artísticas gratuitas. Muitos chamam de tendência, mas pode ser o inicio de grandes mudanças.
O investimento que está sendo feito nas principais cidades brasileiras deve continuar, e se estender para as cidades menores, com intuito de levar qualidade de vida para toda população. O governo estadual deve(,) juntamente com as prefeituras municipais(,) promover campanhas e atividades em locais públicos estimulando a população a retomar espaços que são da população e abandonar, gradativamente, a ideia de que (em) lugar seguro deve haver muros e grades.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com exemplos pertinentes e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |