Há décadas, o Brasil vem substituindo o espaço público por instalações privadas que mantêm indivíduos segregados de acordo com suas realidades socioeconômicas. Pessoas isolam-se em ambientes cada vez mais exclusivos que apenas limitam o número de interações sociais que podem ter. Somente um debate amplo e integrativo é capaz de reverter essa situação.
Precisa-se conscientizar os indivíduos sobre a importância do respeito ao espaço público. Prova disso são as cenas, infelizmente frequentes, de pessoas descartando lixo em praças, ruas e calçadas. Perdeu-se a noção de que o patrimônio público, por não pertencer a um indivíduo ou organização em particular, é propriedade de todos os cidadãos e deve ser tão bem preservado como as casas e escolas.
O Estado deve utilizar os poucos espaços centrais que ainda não foram ocupados, ou até mesmo comprar terrenos em que já se construíram obras privadas, para a construção de espaços públicos seguros e de qualidade. Essas obras proporcionam experiências únicas para todos os cidadãos e permitem a formação de comunidades locais, em que todos vizinhos se conhecem. Isso promove, até mesmo, uma redução no número de crimes.
Percebe-se que a retomada do espaço público das cidades é algo que beneficiará todos os brasileiros, direta ou indiretamente. Jovens praticarão mais exercícios físicos e farão mais amizades, reduzindo índices de obesidade e depressão. Adultos terão mais opções de lazer social, obtendo resultados semelhantes. A reconstrução de comunidades locais também aproxima gerações distintas, revitalizando as relações familiares – fundamentais para o bom desenvolvimento dos jovens.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras..
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com bom desenvolvimento das ideias e uso de exemplos que ajudam a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |