Em pleno século XXI encontramos um Brasil bastante povoado, onde a urbanização vem crescendo cada vez mais. Junto deste crescimento vem a ideia de melhorar todo o espeço nas ruas, trazendo mais conforto para a população e proporcionando meios para que todos possam adquirir viver uma cidade com mais cultura.
Tudo começou quando as pessoas começaram a sair do campo e vieram para cidade e hoje encontramos Metrópolis metrópoles com mais de um milhão de habitantes, gerando problemas como alta porcentagem de carros, motos, bicicletas e transportes públicos. Algumas pessoas já almejam direitos para todos, onde cada morador terá o seu devido lugar na sociedade, proporcionando mais espaços nas ruas, faixas para ciclistas, faixas para ônibus, áreas verdes e muito mais.
Desde 1970, lugares fechados como shoppings vem aumentando a sua densidade e ocupando cada vez mais lugares nos centros das cidades, (.) no meio de tantos crescimentos também encontra-se a desenvoltura de espaços públicos como praças, parques(,) entre outros. Um grande exemplo onde que segue os critérios de todos os moradores são nas cidades de Portland, Paris, e Londres, em que denominam praias artificiais, espaços para caminhadas e até pontes onde que dão ligação acesso à a rios.
As cidades, para que sejam agradáveis e seguras, precisam ser pensadas como um sistema formado por peças interdependentes, relacionadas entre si e com o todo ao redor – em suma, como espaços de interação e convívio. A crescente retomada dos espaços urbanos pelas pessoas é parte do processo de humanização das cidades, em um esforço para melhorar e promover a convivência nas ruas. O uso dos espaços públicos pressupõe muito mais do que apenas o deslocamento de um lugar a outro: trata-se, antes e muito mais, dos encontros e trocas que esses lugares podem proporcionar, das diferentes relações que podem fazer surgir, dos momentos de convivência, da conexão entre as pessoas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego devido de pronomes relativos - "onde" é advérbio de lugar, e não sinônimo de "que".
O texto aborda o tema porposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com exemplos pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |