As primeiras cidades da idade média surgiram nos locais de parada das caravanas de comerciantes, as chamadas cidades-feira, essas que atraíram muitas pessoas e cresceram rapidamente, tornando-se centros culturais. Nesse momento surge o conceito de espaço público, destinado à convivência, como é conhecido hoje. Porém(,) recentemente(,) esses espaços sofreram um certo abandono.
Esses foram intensamente substituídos por espaços privados, como shoppings, parques de diversões, clubes e outros. Tal substituição ocorreu por um motivo simples: os espaços privados citados acima visam o lucro, pois estão geralmente vinculados ao consumismo, logo esses investem mais em atrair pessoas para frequenta-los.
Isso fez com que os locais públicos deixassem de ser uma opção de lazer e se tornassem apenas local de trânsito, na opinião de muitas pessoas, por isso foram aos poucos deixando de ser frequêntados frequentados. Mas há indícios de que os espaços de lazer públicos estão sendo reabitados, já que ocorrem vários movimentos em prol disso, como os que reinvindicam a transformação do minhocão, em São Paulo, em um parque.
Por tudo isso, há uma tendência de equilíbrio da importância do espaço público e privado. Para incentivar a reabitação dos locais públicos, o governo pode investir na atualização dos mesmos, fazendo reformas e adaptando-os para atender os diversos gostos da população atual, construindo por exemplo pistas de skate e academias, que geralmente atraem muitas pessoas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, explorando informações atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |