Atualmente, o modelo de crescimento que vigora na maior parte dos países com acelerado avanço é insustentável. O palco central da população se restringe aos afazeres relacionados ao trabalho ou no ao domicílio. E isso deixa de lado as cidades, sem aproveitarmos o que elas (de) melhor nos oferecem.
O capitalismo busca consumo das pessoas e o lucro(,) e com essa ideia, muitas vezes, desestabiliza a situação econômica de alguns que só trabalham oara para se manter e não possuem um mínimo espaço para lazer. O que afasta ainda mais as pessoas das cidades e as deixam na busca por sua renda.
Sem dinheiro para frequentar certos lugares, as desigualdades sociais na sociedade brasileira é são muito presentes e torna-se evidente que as instituições de poderes precisam mostrar o valor dos lugares públicos nos fornece, para estes serem frequentados, além de com promover atividades simples que englobem a todos, acabando com a falta de participação urbana nesses locais.
Cabe, portanto, ao governo(,) incentivar os segmentos da população com políticas públicas de melhorias nos parques e teatros, lugares frequentados pelos indivíduos, afim de atraí-los, (.) logo, a cidade se tornará um espaço mais acolhedor e não repulsor.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, porém é possível explorar melhor exemplos atuais de retomada do espaço público.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |