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A retomada do espaço público nas cidades

Enviada em: 14/10/2015

Status:

Corrigida
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Todos os dias pessoas saem de suas casas em direção a algum lugar, seja para escola, trabalho, um shopping, ou seja, saem de um lugar fechado e seguro para outro lugar semelhante, terminando assim – inconscientemente - vivendo em uma prisão, deixando de aproveitar o que se passa a à sua volta, tendo as ruas e espaços públicos de sua cidade como apenas trajetórias. Mas porque por que isso acontece hoje em dia?

Em 2015 presenciamos no estado do Rio de Janeiro, acontecimentos chamados de “arrastões”, no quais delinquentes se reúnem em grupos, furtando e roubando quem passar pelo seu caminho. Esses fatos ocorreram nas praias do Rio de Janeiro, um espaço público. Não só esses fatos, de modo que diversos outros como roubos de carro, sequestros, assaltos acabam criando nos cidadãos insegurança tremenda em relação a espaços públicos.

Por outro lado, temos também, a depredação de locais públicos e patrimônios históricos. Este é um fator muito agravante em várias cidades do Brasil, pois acaba gerando o desinterece desinteresse total da população em sair de suas “zonas seguras”(,) por assim dizer. Uma parcela desse problema, se dá ao governo por não se mobilizar a e criar projetos de revitalização e conservação desses lugares, (.) outra parcela, se dá a uma fração de cidadãos em si, por não terem respeito a tais locais, arruinando-os, por meio do vandalismo e da poluição.

Espera-se que o governo crie projetos que visam, visem revilizar, preservar, tornar os espaços públicos mais seguros e conscientizar os cidadãos da importância que (eles)  têm os espaços publicos, fazer com quem voltem a valorizar a idéia do convívio e do compartilhamento do espaço, fazendo-os assim passarem essas idéias para futuras gerações.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor elementos e dados da coletânea que ajudem a ilustrar o assunto e a abordar os movimentos de retomada do espaço público. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente