Cidade é mais do que um espaço delimitado por fronteiras. Cidade é uma área com função social e que reflete a maneira de organização de uma sociedade. Partindo desse princípio, deve-se entender os locais públicos como ambientes de interação e desenvolvimento social. Entretanto, o estilo de vida contemporâneo e o desinteresse governamental reduzem a importância dos ambientes coletivos e geram, assim, a necessidade de aprimorar o aproveitamento dos meios urbanos.
Em uma sociedade em desenvolvimento, como a brasileira, a tendência ao imediatismo e a falta de interação com o meio são características, cada vez mais, comuns e que contribuem para que as pessoas prestem menos atenção no meio que as cerca. Ou seja, o estilo de vida atual-marcado pela pressa e agitação-torna a sociedade indiferente em relação ao espaço público, diminuindo a função social desses ambientes que, em vez de serem palcos de interação e debates, tornam-se meros locais de passagem.
Outro fator que dificulta o bom aproveitamento dos espaços coletivos é o descaso do governo, desde a esfera municipal até a nacional federal. O Brasil carece de diretrizes focadas, especificamente, na utilização do meio público para que esses espaços sejam usados para a convivência e lazer. Além disso, praças e parques poderiam ser usados para a promoção de debates sociais(,) e, até mesmo, para afastar jovens do crime através de brincadeiras e palestras socioeducativas.
Portanto, é preciso entender os espaços públicos como bases para o bom convívio social e, a partir daí, promover melhorias capazes de integrar o homem ao meio a que ele pertence. Para tanto, a parceria entre Estado e população é imprescindível: o governo precisa oferecer uma infraestrutura de qualidade e patrocinar a arte nesses locais, e a população, por sua vez, deve adotar uma visão mais humanitária quanto aos centros urbanos. Desse modo, as cidades exercerão seu papel social: servir de alicerce para o desenvolvimento econômico e social de um povo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida. No entanto, é possível explorar melhor elementos da coletânea que trazem exemplos atuais de retomada do espaço público.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |