Atualmente, a população de muitas cidades brasileiras dispõe de pouco tempo para aproveitar o espaço público das mesmas. São 24 horas para dividir entre estudar, trabalhar e cuidar da casa. Portanto, quando há um tempo livre para aproveitar, as pessoas querem ir para um lugar confortável que não seja a sua própria casa, mas têm receio de buscar esses espaços por causa de obstáculos sociais e de infraestrutura. Então, diante deste contexto(,) constata-se que o modo como a sociedade atual se organiza e a falta de interesse por parte das autoridades governamentais são os fatores que impedem essa retomada do espaço urbano.
A falta de segurança pública em espaços públicos é uma causa significativa para que as pessoas hesitem em aproveitar espaços de lazer como praias, parques e praças. Isso porque o pouco policiamento acarreta na insegurança dos visitantes em relação à a eventuais ameaças aos mesmos. Outro descaso público é a má adequação desses espaços à a pessoas com diferentes necessidades(,) como: atletas, artistas e principalmente os deficientes físicos; bem como às as condições naturais como clime clima e composição natural.
O modo como o indivíduo organiza o seu tempo e as poucas condições para organizá-lo é um ponto a se considerar para que os lugares públicos sejam cada vez menos frequentados. Isso porque o dia a dia das pessoas se encontra em um ritmo mais acelerado, tornando-se menos favorável para aproveitar o seu tempo livre.
No que se refere a à escassez de policiais e seguranças em espaços públicos, cabe ao Poder Público colocar mais profissionais como estes para atuarem nesses locais e ao longo do trajeto dos mesmos. Faz-se necessária necessário também ás às autoridades públicas desses municípios trabalhar em conjunto com urbanistas para adapatar os espaços urbanos para a população em geral. Por fim, a cooperação por parte das empreasas torna-se essencial para oferecer condições de trabalho mais favoráveis para seus trabalhadores, a fim de que eles possam aproveitar esses lugares públicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |