As Pólis, era como se chamavam as cidades-Estado na Grécia antiga. A Ágora (praça pública) onde era o lugar do diálogo, do aprendizado e instrução dos grandes filósofos, o ambiente onde se discutia a política e se encontravam as características do verdadeiro cidadão: que buscava a justiça, o juízo e equidade.
Nos dias hodiernos encontramos nas cidades alguns aspectos que devem ser relevados.
o O espaço público de hoje não tem mais o mesmo ar dos primeiros séculos, nem poderia ter. Agora é tomado por um acúmulo de gases que são prejudiciais à saúde e tornam o local desagradável. O calor é nas cidades tropicais hoje em dia, seja uma praça ou mesmo um parque(,) é extremamente notório. E o que dizer dos lixos que ficam no meio do caminho e na paisagem das ruas ou gramas de algum pátio. (?)
O espaço público de hoje está repleto de pessoas perpertrando suas atividades de relaxamento e lazer. entre as atividades percebe-se indivíduos meditando, lendo, correndo, praticando artes marciais ou simplesmente desgustando apreciando a paisagem das árvores e céu.
Quem faz o ambiente em que se vive são as pessoas. É possível aproveitar um momento de paz e tranquilidade no espaço público atual, mas algumas medidas públicas de conscientização seriam demasiadamente úteis para se aproveitar um espaço público ainda melhor.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial e com argumentação pouco coesa. Em um primeiro momento critica-se a situação atual do espaço público, e na conclusão espera-se que o espaço se torne "ainda melhor". Não há coesão e coerência entre a argumentação. Leia mais textos sobre o assunto para ajudar a desenvolver um raciocínio coeso.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |