Em um mundo onde o modo de vida da população está sendo cada vez mais resumido em uma rotina cheia de compromissos e preocupações, achar um lugar tranquilo e bonito para quando enfim forem ter houver um momento de lazer é muito importante. E para isso, a criação de novos espaços públicos nas cidades e a reforma dos que já existem mostra ser mostra-se a melhor opção.
A À medida em que uma cidade cresce ela deve ser planejada para oferecer melhores condições de vida e de lazer para a sua população, mas na realidade não é bem assim. O que infelizmente existe são cidades cada vez mais dando prioridade para os veículos e prédios do que para os pedestres em si, que mal conseguem caminhar em meio a calçadas pequenas e estreitas. A situação piora quando se fala sobre baixo número de espaços como praças e jardins, que dão lugar a somente mais ruas e avenidas.
Os locais que existem, muitas vezes, são esquecidos pela administração da cidade, ficam abandonados e em mau estado de conservação, o que deixa os mesmos inapropriados para serem frequentados. E também pela má segurança da área(,) ela acaba se tornando um ponto de encontro de traficantes e um comércio de drogas. Cabe a à população buscar ajuda para revitalizar as praças e jardins, para que(,) assim, possa ser novamente um ambiente para seus filhos praticarem esportes ou qualquer atividade que deseja.
Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se que é preciso um maior planejamento das cidades, pensar nos melhores lugares para a construção de mais opções de lazer. E para isso, buscar mais estratégias estudando cidades onde isso já acontece, e assim, aprender como levar isso para a própria região.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coerência verbal e de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Mas é possível demonstrar mais leitura sobre o assunto e explorar exemplos atuais de retomada do espaço urbano.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |