A retomada do espaço público nas cidades.* - Banco de redações


A retomada do espaço público nas cidades

Enviada em: 11/10/2015

Status:

Corrigida
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Será que quando saímos, realmente saímos? Ou apenas nos movemos de um lugar fechado para o outro? Geralmente, usamos nosso tempo livre indo em shoppings, clubes, teatros, etc e acabamos esquecendo de nossos pontos de lazer ao ar livre, como praças e parques. 
Talvez pela violência nos assustar(,) deixamos de frequentar os mesmos. Pois em lugares como parques e praças, é mais frequente vermos assaltos do que em lugares como o shopping, por exemplo, onde a segurança é maior. 
Há também o fato da má estrutura, praças descuidadas, sem assentos, brinquedos quebrados... Nada que atraia uma família em seu dia de descanço descanso
Se começarmos a preservar e pensar em arrumar esses lugares, talvez, daqui um tempo a nova geração deixará de ir à a lugares fechados e irá frequentar esses espaços que a natureza oferece(,) como era antigamente. 
Em decorrência dessa situação, cabe começarmos uma mudança em relação aos espaços públicos para futuramente as famílias retomarem o hábito de utilizarem os espaços públicos para lazer e distração. 

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, com uma argumentação pouco abrangente e que não escapa do senso comum sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente