A cidade pode ser entendida como um componente do espaço geográfico, sendo reflexo, portanto, de aspectos culturais inerentes ao homem. A partir disso, é possível constatar a dinamicidade do ambiente urbano, que também é influenciado pelo contexto globalizado e capitalista vigente, de modo que há uma valorização imobiliária dos estabelecimentos comerciais, e afins, em detrimento dos locais públicos. Tal situação cerceia a cidadania e atenua os relacionamentos interpessoais.
Historicamente, é perceptível que a cidade exerceu diferentes funções sociais. Na antiguidade, por exemplo, as praças públicas atenienses sediavam discussões políticas. Na contemporaneidade, no entanto, o que se vê são iniciativas isoladas de socialização do homem nesses tipos de espaços, fato que contraria a própria essência humana, enquanto ser social. Essa triste realidade tem despertado o desejo de mudanças de alguns cidadãos que reivindicam uma reurbanização.
Vale salientar que (a) atual configuração dos Estados, a exemplo do brasileiro, está pautada em diretrizes neoliberais, de modo que o governo busca reduzir suas responsabilidades, enquanto ente gestor. Consequentemente, é cada vez mais comum a privatização de áreas urbanas, nas quais, sobretudo, estabelecimentos de indução ao consumo são construídos. Dessa forma, difundem-se mecanismos de segregação, visto que nem todos terão acesso a esse espaço.
Outro aspecto a ser destacado diz respeito a à realidade existente nos países periféricos, onde a urbanização foi feita de maneira majoritariamente desordenada. Assim, a falta de planejamento condicionou também a redução dos ambientes de livre convívio, em prol de vias de circulação efêmera. Prova disso reside na rara presença de parques infantis, quadras esportivas e áreas arborizadas, por exemplo, em contraposição as às excessivas ruas e avenidas. Isso diminui a qualidade de vida das pessoas, assim como suas opções de lazer, apesar de seu um direito.
Portanto, é notório que a existência dos espaços públicos nas zonas urbanas pode desencadear mudanças comportamentais positivas nas pessoas, a à medida que promova vínculos de convivência e garanta princípios inerentes a à cidadania. Entretanto, para que isso seja realizado de forma efetiva, faz-se necessário necessária uma iniciativa da sociedade civil ao reivindicar frente ao Estado a construção e manutenção desses locais. Sendo É fundamental o compromisso coletivo em zelar desse patrimônio, ficando sujeito a à punição aquele que, de algum modo, subverter à a lei.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desevolvida, demonstrando domínio sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |