Acordar, se arrumar, ir de casa ao trabalho, ir do trabalho pra casa, ir dormir. Essa é a rotina de muitos no Brasil. Ir de casa para o trabalho, e vice-versa, e nos fins de semana ir a um clube ou um shopping, típico de uma família brasileira. Mas por quê? Por quê repetir essa rotina de ir aos mesmos lugares sempre? E sempre os lugares privados? As crianças de hoje em dia já nascem com uma tecnogia extremamente desenvolvida no mundo, como elas saberiam o que é passar uma tarde brincando de coisas como empinar pipa em uma praça se elas usam um aplicativo no celular em que se pode brincar de empinar pipa?
Por essas e outras que há um movimento no Brasil chamado “humanização”, que consiste basicamente em mudar o mundo em que ficamos em casa para um mundo onde os espaços públicos seriam muito mais usados como áreas de lazer para todos.
Poderia a humanização fazer com que o mundo tivesse a “volta” dos espaços públicos e a população frequentasse mais os espaços públicos do que os espaços privados? Essa mudança tem que vir de cada um e não ocorrerá da noite para o dia, mas quando ela ocorrer o mundo poderia ser um lugar melhor, com mais pessoas frequentando a rua que pessoas em casa assistindo televisão.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente, que trabalhe com mais aspectos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |