É evidente que os espaços públicos(,) na maioria das cidades brasileiras(,) deixam a desejar em muitos aspectos, até mesmo básicos. Este ambiente foi criado pelas pessoas e espelhado nas suas principais necessidades, que e por muito tempo priorizou-se a área econômica e(,) desta forma(,) a utilizava o utilizava como passagem para chegar em seus destinos. Entretanto, atualmente há um início de mudança, influenciada pela busca do convívio social e bem-estar.
Pode-se perceber no contexto em que se vivencia uma modificação da visão das pessoas a respeito do espaço público, apenas observando nas poucas áreas públicas disponíveis nas cidades, a sua superlotação. Neste sentido, está surgindo o direito à cidade, que privilegia o bem da coletividade. Contudo, para uma boa utilização deste direito(,) necessita-se de investimento por parte do poder público.
O Governo precisa de um bom planejamento para as melhorias e as criações dos espaços públicos, levando em consideração aspectos climáticos e a diversidade de objetivos dos usuários, para com esses ambientes. Além desses, o poder público deve combater a violência(,) a fim de disponibilizar um espaço mais seguro para os indivíduos.
Assim, verifica-se que há uma necessidade das pessoas e que esta acarreta em modificações na visão e na atitude sobre os espaços públicos. Estes ambientes enfatizaram um direito que por muito tempo já existia, porém não era exigido, o direito à cidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, é possível explorar melhor elementos da coletânea e exemplos específicos de tentativa de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |