O processo de urbanização sempre esteve associado ao desenvolvimento econômico. Baseada na valorização do lucro, muitas vezes, o social foi deixado em segundo plano. Assim, as cidades crescem voltadas à economia, o dia a dia torna-se cada vez mais corrido e o lazer e saúde vão ficando de lado.
Com o capitalismo fundado na mais valia, lucratividade sobre mão de obra, há uma preocupação com o tempo de trabalho(,) tornando a vida mais corriqueira. Isso retirou do centro de prioridade coisas básicas como ir ao parque, teatro, ficar com a família, praticar exercícios(,) entre outras atividades.
Segundo essa pespectiva, assistiu-se também a à urbanização conturbada com foco na economia e baixa infraestrutura voltada ao social. É comum cidades sem áreas verdes, parques, praças e espaços de lazer público de qualidade. Além de diminuir a socialização e a cidade ficar menos humanizada e prazerosa, incentiva a busca por locais de entreterimento entretenimento privado (clubes, shoppings, hotéis fazenda...). (,) Processo esse conhecido como camarotização.
Portanto, é preciso necessária a mobilização da comunidade para reestruturar a cidade para que esta seja não apenas um endereço, mas um lar. Isso (é) possível somente com apoio governamental na forma de investimentos em cultura, lazer e estrutura dos espaços públicos. É preciso também assegurar as leis trabalhistas(,) a fim de evitar cargas horárias abusivas e melhorar a qualidade de vida.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, é possível explorar melhor elementos da coletânea e exemplos de tentativa de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |