Entre as décadas de 1980 e 1990, o Brasil passou por um acelerado processo de urbanização, que, como consequência, ocasionou um mau planejamento das cidades. Assim, devido à atual dinâmica moderna, muito se discute sobre a retomada de espaços públicos nas áreas urbanas do país. Nessa perspectiva, é lícito considerar que essa questão ainda envolve desafios, como uma inversão de valores e também a falta de infraestrutura de tais espaços.
O ato de idolatrar locais privados em detrimento dos públicos é um dos fatores que colaboram com a rejeição de lugares coletivos. Com a rotina já apertada, muitos indivíduos, quando têm algum tempo livre, preferem fazer compras em um shopping – que oferece mais “status”social - a ir em um parque passar momentos com a família e amigos. Logo, é possível afirmar que a qualidade de vida nas cidades parecer ter se transformado em uma mercadoria.
Além disso, a falta ou má conservação de espaços públicos é, sem dúvida, outro motivo contribuinte do não uso desses locais. Parques sem bancos, iluminação e segurança, e ciclovias que não existem são apenas alguns exemplos do problema que é enfrentado por boa parcela da população brasileira. Dessa maneira, é valido inferir que sem um suporte adequado, que favoreça o lazer dos cidadãos, infelizmente, ficar em casa será o destino de muitos.
Portanto, no intuito de melhorar a qualidade de vida da população, espaços de lazer são essenciais. É importante que o governo, por meio de investimentos na construção e melhoramento desse lugares, garanta oportunidade de acesso a toda a população. Ademais, fica a cargo dos cidadãos o dever da criação de movimentos sociais que incentivem o uso de tais espaços, bem como sua preservação, pois, afinal, conforme ponderou Gandhi, todos devem ser a mudança que querem ver.
Comentários do corretor
Bom texto!
Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, além de demonstrar domínio da norma escrita.
Continue exercitando seu senso crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |