Nos dias atuais(,) ao sair de casa(,) as pessoas dirigem-se ao trabalho onde passam boa parte do seu tempo, geralmente em locais fechados e(,) quando sobra tempo(,) costumam ir ao “Shopping Center”, cinemas e “boates”. Nota-se a falta de lugares onde possam conversar e praticar esportes ao ar livre. Isto ocorre devido a à falta de interesse dos representantes políticos na criação de parques com áreas verdes, (e) também a uma necessidade das pessoas buscarem tais melhorias de qualidade de vida.
O setor público não se interessar na pela construção de parques ecológicos destinados ao lazer das pessoas. Os horários reservados a à propaganda eleitoral na mídia mostram diversas propostas de melhorias econômicas e oportunidades de emprego. De fato é necessária a expansão capitalista, porém não se pode esquecer que a sociedade urbana precisa de espaços públicos onde possa ter bastante oxigênio e praticar atividades físicas.
Concomitantemente(,) é preciso à iniciativa por parte da sociedade, basta olhar para o lado em um restaurante ou até mesmo em casa e observam-se pessoas conectadas a à internet, com a atenção voltada para tecnologia a maior parte do tempo. É preciso sair para praticar atividades como: caminhar, correr ou até mesmo sentar em um banco de uma praça para conversar, ou seja, reservar parte do tempo para o lazer.
É possível melhorar a qualidade de vida dos indivíduos urbanos! Faz-se necessário necessária a construção de espaços públicos de forma efetiva para atender a todas as localidades e tais metas devem ser incluídas no plano de governo de cada representante da população. As pessoas precisam voltar a velhos costumes como reunir a família e amigos para fazer um “piquenique”, aproveitando a natureza e manter o social. Assim(,) os descendentes desta geração poderão ter sentimentos de nostalgia ao sentar no banco de uma praça e compartilhar o espaço público com outras pessoas.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente, explorando melhor exemplos atuais de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |