Com o aumento econômico e tecnológico no mundo e a transferência da vida rural para os centros urbanos, a individualidade da população é vista com frequência. Pois a preocupação agora é apenas para gerar lucro, não se tem mais uma cidade humana(,) isso é associado ao esquecimento da vida social.
O que mais é comum é a intensa jornada de trabalho, as pessoas não conversam mais pessoalmente, ou porque está estão sem tempo ou pelo fato de existirem os aparelhos celulares que fazem com que haja ainda mais esse isolamento. Nas cidades o que vem acontecendo com frequência é a criação de condomínios isolados, não se tem mais uma cidade para as pessoas, isso podendo desencadear radicais livres**.
A vida social está sendo extinta na vida humana, pois muitas vezes a própria cidade não proporciona locais para lazer, onde os indivíduos possam relaxar, praticar atividades físicas (e) de preferência coletivas, isso praticamente é inexistente. O que é visto, se vê são prédios exuberantes, indústrias, é tudo voltado apenas para o lado econômico, não há a preocupação com a vida humana e é algo que a própria sociedade não percebe.
O espaço público nas cidades é algo preocupante e que merece atenção de todos. Projetos de extensão voltados para essa questão poderiam ser feitos, para que a as pessoas estejam cientes do que está acontecendo ao seu redor, em consonância com a construção de parques para lazer onde que possam proporcionar um lazer coletivo entre todos.
Comentários do corretor
* inexistência
** radicais livres? Como assim? Argumente de forma mais clara.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém falta clareza e o desenvolvimento de uma discussão mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |