Todos os dias milhares de cidadões cidadãos acordam de madrugada e vivem um círculo fechado em suas rotinas, e com isso acabam não observando o seu trajeto diário, e esses locais passam a ser apenas passagens isoladas, (.) motivos como a violência e a falta de segurança em locais públicos amedrontam os cidadões cidadãos que passam a ser prisioneiros de suas próprias casas e rotinas.
Passear no parque com a família em um pleno sábado ensolarado, se exercitar um pouco com uma bela caminhada, fazer um piquenique, passar o dia conversando no banco da praça sem nenhuma preocupação de ser assaltado ou violentado, essa é a vida que todo mundo quer na cidade perfeita.
Mas a realidade do espaço público é muito precária, quando não se estár destruída e cheia de pichações(,) está pesteada de noiados, mendigos e traficantes(,) essa é a triste realidade da vida na cidade.
Diante desse cenário preocupante, foram criados projetos para tentar mudar essa realidade, a conscientização das pessoas em participar e cuidar do espaço público também é muito importante(,) pois é direito e dever de cada cidadão cuidar do patrimônio público. O ser humano é o principal responsável pela mudança da vida na cidade, devemos zelar (por) uma convivência harmônica e prazerosa no espaço que é de todos.
O tempo é a melhor ferramenta para mudar a cidade, mas todos devem estar conscientes (de) que a cidade e tudo ao seu a redor só vai mudar quando cada um de nós mudarmos em si próprio a nós mesmos primeiro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e às regências verbais e nominais.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais crítica, explorando melhor exemplos atuais de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |