O mundo globalizado mudou muito (a) vida das pessoas. Além da correria no trabalho ou nos estudos, desde a década de 1970 os brasileiros optam por continuarem sempre em locais fechados como shoppings e clubes. E as ruas e ambientes urbanos passam a serem vistos apenas como lugares de passagem.
Diversos fatores contribuíram para as pessoas preferirem locais com muros e grades. E um dos principais, é a violência urbana que está cada vez mais crescente, como os casos de vários ciclistas esfaqueados para terem suas bicicletas furtadas em locais públicos no Brasil.
No entanto, a violência não é o único motivo. O interesse do Estado em planejar cidades para o crescimento econômico e industrial acarreta no esquecimento de que as cidades devem ser projetadas para o bem estar e qualidade de vida de da sociedade.
Por isso, a população acaba escolhendo locais fechados e longe das ruas. Mas isso não significa que as pessoas não queiram um local ao ar livre para caminhar, praticar esportes ou simplesmente sentar em uma praça e ler um livro.
Fica evidente, portanto, que a sociedade brasileira quer retomar os espaços urbanos, mas diversos fatores fazem ela recuar. É necessária, então, a atuação do Estado no desenvolvimento de melhores espaços urbanos, que visem o bem estar das pessoas e não a economia; e também leis mais rigorosas que busquem minimizar a violência no país. Com isso a população ficaria mais a à vontade em espaços públicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |