A algum tempo atrás, as pessoas geralmente utilizavam os espaços públicos apenas como meio de passagem, como por exemplo, indo ao trabalho, à escola etc., tornando assim os locais cada vez mais desvalorizados, ou seja, as pessoas estavam deixando de utilizar esses locais como uma forma de lazer e passando a ter uma visão totalmente contrária ao esperado.
Pensando nisso e em outros motivos, o governo se posicionou em relação a isso, e nesses locais passou a implantar serviços gratuitos nesses locais, onde possibilita possibilitando as pessoas a levarem uma vida não tão rotineira, mas sim mais prazerosa, como por exemplo, em shopping center, onde os mesmos cedem locais disponíveis com internet (wi-fi) gratuita. Outro exemplo é a implantação de aparelhos de ginástica em parques e praças públicas, o que tornou acessível ao cidadão a prática de esportes de diversos tipos, pois antes os parques públicos só permitiam a prática de caminhadas ou corridas, além de brincadeiras com bola.
A tendência é que nos próximos anos esses espaços sejam cada vez mais valorizados e implementados, com a disponibilização de vários outros serviços gratuitos em prol da população.
Comentários do corretor
Dê preferência à ordem direta na construção frasal. Ela é mais adequada, além de tornar o texto mais fluido e diminuir a probabilidade de erros com vírgulas, por exemplo.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, explorando exemplos atuais sobre o assunto. No entanto, a discussão ficou um pouco superficial. Quais os empecilhos para essa retomada do espaço público, por exemplo? Como superá-los? Procure fazer uma redação abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |