Cada vez mais o mundo se transforma.As cidades se modernizam,com mais indústrias,lojas que atraem os consumidores e diversos outros estabelecimentos que tomam,despreocupadamente,um espaço que poderia ser destinado ao lazer livre do cidadão,à contemplação do seu espaço na sociedade.
A vontade de estar em um meio social ao ar livre,seja na praça,parque ou rua,tem levado milhares de pessoas a valorizarem mais esses lugares,como uma fuga à rotina diária,que é composta,pela grande maioria dos brasileiros,de correria com o trabalho e a faculdade exaustivos.
E de uma forma mais impactante,essa ascenção nos dos espaços públicos constitui uma quebra dos padrões e tabus criados de que é perigoso ficar ao ar livre e ser abordado por um marginal.Ora,por essa lógica as pessoas viveriam presas em suas casas e os lugares públicos mofariam.
Contudo,é interessante observar que os cidadãos estão fazendo até grupos colaborativos em prol de suas cidades,como por exemplo,saraus,exposições,bibliotecas,eventos esportivos e muito mais,tudo ao ar livre,com o objetivo de incentivar as pessoas a usarem mais aquilo que é delas por direito.O governo tem como obrigação investir mais em infraestrutura nos parques,calçadas e qualquer outro lugar que os cidadãos desfrutem,pois assim ele estará contribuindo para que o País se desenvolva mais urbanamente e a sociedade seja exemplar internacionalmente.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o proposto e crítica, abordando exemplos cotidianos sobre o assunto. Uma dica para tornar o texto ainda melhor é explorar exemplos específicos (como o de iniciativas em uma determinada cidade), o que traz mais credibilidade à argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |