Era noite ! E a chuva não cessava. Não havia estrelas no céu, nem se via a luz do luar.
Numa aglomeração de nuvens furiosas havia algumas que derramavam suas lágrimas na velha terra. No barulho dos pingos ao tocar o chão, sentia-se numa vontade de chorar também, compartilhando com a chuva que de tão angustiados tentavam exprimir algo inexplicável. Por que não há ninguém nas ruas? Por que ninguém vem brincar? Tomar banho de chuva e sentir o cheiro de terra molhada? Por que as ruas são tristes e desertas? E não importa se é noite ou dia!
Porque não tem segurança. Com isso as famílias não incentivam seus filhos a desfrutar esse lugar tão mágico, onde se pode aprender tanto, onde todos são tão iguais. É E na rua só importa o ser, quanto mais gente melhor para compartilhar as brincadeiras(,) o espaço e o tempo! Coisa que só quem teve o privilégio de brincar na rua sabe como era bom.
As ruas pertencem ao povo, aos poetas e aos passarinhos! É lá que nos sentimos livres de fato! Sem portas, trancas, janelas e paredes, caminhar, correr, pensar e viver! As cidades têm que ser pensadas para as pessoas. Menos pistas e mais calçada, menos shopping e mais praças, menos dinheiro e mais qualidade de vida.
Não adianta enfeitar toda a cidade, fazer praças, parques e calçadas, se depois não colocar o mais importante(:) segurança para as pessoas irem e voltarem incólumes. A segurança pública de uma cidade, um Estado e um país é dever e obrigação dos governantes, e é a deles que o povo tem que cobrar. As ruas das grandes cidades(,) atualmente no Brasil, estão desertas, tristes e perigosas, Para a população voltar a frequentar as ruas é preciso que os governantes promovam eventos seguros.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à regência verbal.
O texto começou com um tom poético interessante, que demonstra sensibilidade ao tema, mas faltou senso crítico e abrangência na argumentação. Explore melhor a coletânea e utilize exemplos atuais para ilustrar melhor a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |