Com a função de promover o convívio social, a disseminação cultural, estabelecer relações, ou até funções ambientais como a área verde dos parques, o espaço público já foi bastante querido entre a população, porém nos dias de hoje ele vem sendo sufocado pelos espações fechados como shoppings, clubes, entre outros lugares privados que vêm atraindo a atenção da população e deixando os espaços públicos no esquecimento.
Décadas atrás, a moda entre as pessoas, de todas as idades, era se reunir na praça para conversar, namorar, jogar jogos, ou apenas ficar sentado em um banco observando o movimento nas ruas. Atualmente as praças e parques servem apenas de local para a passagem das pessoas, ficando vazias, ou com talvez uma ou duas pessoas, mas não conversando e sim usando o celular ou tablete para “interagir” com as pessoas.
O dia corrido das pessoas faz com que elas tenham uma rotina já preparada todos os dias, não só no que concerne a trabalho ou escola, mas a tudo, até as diversões são planejadas, essas diversões estão sempre relacionadas a clubes, boates e outros locais fechados, porque algumas pessoas se divertem mais nesses ambientes, e já outras pessoas só querem estar aonde a maioria vai.
Com base no que foi visto, as pessoas devem dar mais valor ao espaço público, pois é lá onde as pessoas interagem entre si ao ar livre(,) sem aquela pressão de um ambiente fechado. A população da cidade deve se juntar como comunidade para reinventar esses locais públicos para atrair mais as pessoas de volta para esses lugares tão importantes para a cidade.
Comentários do corretor
Atenção à objetividade.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, mas um pouco superficial. Procure se aprofundar um pouco mais no tema, explorando exemplos, problemas e possíveis soluções quanto ao assunto proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |