E a rotina da maioria dos cidadãos é a mesma, estudar, trabalhar fazer suas atividades extras para dar uma alegria após um dia cansativo. Podemos até não perceber, mas nossa rotina está definitivamente montada, pensamos que estamos fazendo algo de diferente e sempre acabamos na rotina, lugar fechado e cada vez mais perdendo o contato com a natureza(,) com as coisas boas que lugares abertos podem nos proporcionar.
Não só áreas verdes, algo em relação a à natureza formam uma cidade descente, mas também um transporte coletivo de melhor qualidade e o aumento da segurança fazem parte do direito do cidadão ao frequentar os espaços comunitários.
O ser humano é aquilo que a educação faz dele, por isso os pais deveriam abandonar menos os seus filhos para crescerem sabendo respeitar patrimônios públicos sem vandalismo, não praticar a violência para que assim construa-se uma sociedade conscientizada em exercer seus direitos e deveres como um cidadão do bem.
Mas é claro que para isso não podemos contar apenas com nós (mesmos), os governadores, e prefeituras prefeitos deveriam deixar as ruas, e os lugares públicos melhores(,) do jeito que merecemos, assim talvez os jovens iriam dar mais valores, até mesmo os adultos, porque há tantos problemas que dá desgosto do país e muitas vezes a raiva pode tomar conta de alguém para assim praticar a violência e assim ir estragando os lugares bons onde poderíamos aproveitar melhor.
Se todos colaborassem(,) muitas pessoas viveriam mais felizes sem tanta decepção com o país, assim aproveitariam melhor o ar livre, os lugares bons que a nossa cidade nos proporciona e hoje não estaria uma sociedade abitolada á à tecnologia e as pessoas se trancando em seus mundos.
Assinado: Thalita Facin*
Comentários do corretor
* Não assine ou deixe qualquer tipo de sinal de autoria quando a redação for para um processo seletivo, como Enem ou vestibular. É preciso manter o anonimato para os corretores, caso contrário a redação pode ser zerada.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais crítica, explorando melhor exemplos atuais de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |