Depois de uma intensa valorização dos espaços privados nas grandes cidades, surge a demanda pela volta de espaços públicos de qualidade, que cederam lugar aos ambientes fechados. Uma visão securitária e funcionalista do meio urbano eliminou locais importantes para a convivência social. Existem movimentos que propõem a volta da cidade como palco de interações sociais. Isso requer a priorização do cuidado com a qualidade dos espaços públicos e do uso coletivo desses espaços.
A revalorização do espaço público traz diversos benefícios. Praças e parques públicos voltam a ser o cenário de aniversários infantis e espaços de lazer nos finais de semana, o que aumenta a prática de exercícios físicos e o número de amigos das crianças – duas coisas que acarretam melhoras na saúde da população. Além disso, espaços públicos promovem interações entre indivíduos de diferentes raças e classes socioeconômicas, o que – a longo prazo – contribui para a construção de uma sociedade menos racista e preconceituosa.
Embora muitas vezes seja impossível decidir quais são as reformas que mais agradarão a população de uma cidade, vale muito a pena investir na retomada do espaço público. Mesmo que seja necessário experimentar, locais abertos são melhores que mais espaços privados, que aumentam a segregação social e o isolamento dos jovens – indiretamente aumentando o número de cidadãos que sofrem de depressão.
Portanto(,) conclui-se que as prefeituras, com o apoio dos governos estaduais e federais, devem unir-se à população de seus municípios para buscarem juntos uma cidade mais acolhedora e aberta. Uma cidade que não contenha apenas prédios e pavilhões, mas também praças, jardins e calçadas largas e limpas, que sirva de palco de interações sociais, revalorizando as pequenas vizinhanças e as relações interpessoais.
Comentários do corretor
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |