Com o surgimento das cidades medievais, também apareceram os primeiros muros, com o intuito de proteger a propriedade privada. Entretanto, o cercamento de residências confinou o homem a sua própria casa e o espaço público foi negligenciado.
A grande violência nos centros urbanos, (assim) como a falta de investimentos na infraestrutura, tornam os shopping centers mais atrativos a à população, reduzindo o espaço de lazer das famílias a lugares fechados e sem contato com a natureza. Além disso, perde-se o sentido de comunidade, pois os cidadãos preferem o conforto de suas casas a enfrentar os possíveis perigos que podem encontrar nas ruas.
Assim, nasce a ideia da reurbanização das cidades, a fim de promover as atividades ao ar livre e incentivar a interação entre pessoas e o maior contato com a natureza. Não só áreas verdes formam uma cidade, mas também um transporte coletivo de melhor qualidade e o aumento da segurança fazem parte do direito do cidadão ao frequentar os espaços comunitários.
De acordo com o filósofo do século XVIII, Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Portanto, as Prefeituras devem realizar medidas para fomentar essas mudanças nos municípios, junto ao Ministério da Educação, visando instruir os jovens a preservar o patrimônio público e a não praticar a violência, construindo uma sociedade conscientizada em exercer seus direitos e deveres como um cidadão de bem.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma abordagem mais crítica, explorando melhor exemplos atuais sobre a retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |