O espaço público nas cidades brasileiras não possui atrativos suficientes para promover, por motivo de lazer, a retomada das (ruas pelas) pessoas as ruas. O medo da violência, a falta de segurança e falta de espaços públicos “atrativos” só favorece o isolamento das pessoas, que ficam cada vez mais trancafiadas em suas casas. Infelizmente, isso só contribui para que as pessoas diminuam as suas relações pessoais de convívio e de lazer(,) se tornando ainda mais reclusas.
As cidades brasileiras precisam favorecer a interação entre as pessoas. Mas(,) para isso, são necessárias mudanças profundas na cultura de gestão urbanística, para que(,) assim, favoreça lugares com algo a mais do que apenas circulação de pessoas. Ordinariamente, os fatores condicionantes que envolvem a construção dos centros urbanos nas cidades brasileiras se baseia apenas no desenvolvimento econômico e no crescimento imobiliário. Na verdade, pouco se fala e se investe na construção de novas praças e parques. Precisamos de lugares atrativos e prazerosos que promovam o bem estar individual e coletivo. Contudo, não adianta apenas construir novos espaços, é necessário que a população sinta confiança em frequenta-los, pois o medo da violência aflige a população.
Os governos brasileiros* devem gradualmente contribuir na construção de mais espaços públicos que ajudem na qualidade de vida da população. Espaços como academias ao ar livre, ciclovias e parques favorecerá favorecerão a interação com a natureza e os vínculos sócias sociais. Consequentemente, teremos mais pessoas saudáveis físicamente e psicologicamente, diminuindo os gastos governamentais com a saúde, e com (o) processo de superlotação dos hospitais públicos. Essas medidas que promovem a qualidade de vida estão inclusas no pilar da atenção primária à saúde e fazem parte dos princípios do SUS (sistema único de saúde), que presa pela universalidade da saúde. Portanto, cabe ao Estado assegurar esse direito e a à população exigir que ele se cumpra.
É preciso rever a situação da gestão urbanística nas cidades brasileiras, pois ela deve contribuir para uma mudança coletiva na vida das pessoas. A liberdade de lutar e exigir os direitos já garantidos pelo Estado é algo precioso na vida do ser humano, mas infelizmente é negligenciado. Portanto, temos o direito à cidade e devemos buscar juntamente com o governo assegurar essa remodelagem do processo de urbanização.
Comentários do corretor
* O espaço da cidade é local, portanto, esses investimentos envolvem muito mais as prefeituras e governos estaduais do que o governo federal em si. A expressão "governo brasileiro" remete ao poder executivo da União, que pouco tem a ver com essa função.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com exemplos pertinentes em relação ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |