Atualmente, existem as cidades de consumo de lugar(,) cuja principal característica é a adaptação de locais públicos e privados aos padrões visuais de grandes metrópoles, fazendo com que a atenção dos visitantes seja atraída. Isso movimenta a economia de determinada região, apesar de excluir os mais pobres desse processo. Porém, nos últimos anos, alguns meios urbanos brasileiros estão sofrendo adaptações a fim de ficarem mais acolhedores para seus cidadãos, ou seja, os espaços não privados das cidades estão sendo retomados e revitalizados, promovendo a inclusão social.
O principal representante desse movimento é a cidade de São Paulo, onde várias praças, como a da Vila Carrão, foram reformadas – ganharam novos gramados e equipamentos esportivos. Com essa atitude, as crianças de diferentes idades e condições socioeconômicas podem brincar livremente e aproveitarem de suas infâncias, sendo assim, diminui-se a recorrência da situação narrada pela canção “Muros e grades” do Engenheiros do Hawaii: “Meninos de rua, delírios de ruína, violência nua e crua”.
Músicos, skatistas, ciclistas, também auxiliam na reforma do visual dos centros urbanos. No momento em que utilizam esses espaços públicos para se divertirem, mostram à população que aquelas vias são acessíveis a todos e são ótimos lugares de relaxamento. Foi o que ocorreu na cidade de Uberaba (MG): a praça Concha Acústica estava destruída e, após uma reforma, se tornou local de encontro de pessoas de diversos bairros para assistirem a shows de artistas regionais e nacionais, promovendo o lazer e a socialização.
Muitos urbanistas dizem que arquitetura é poesia, porém falta sensibilidade por parte deles a fim de tornarem o espaço público mais atraente. Caso possuíssem consciência do poder que as cidades exercem sobre o convívio social da população, desenvolveriam projetos visando a reforma do meio urbano.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à conjugação verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, explorando exemplos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |