As cidades do mundo capitalista são ambientes de constantes fluxos e(,) apesar das intensas trocas sociais, cada vez mais é um ambiente econômico, funcional, mecânico e não social. Além do dia a dia corrido da população e das novas tecnologias, existem os diversos problemas urbanos que prejudicam a vivência nas cidades.
Em países mais desenvolvidos, principalmente da Europa, algumas cidades são mais saudáveis, com mais áreas verdes, parques e ciclovias(,) e também por apresentarem mais segurança e menos desigualdade social. Em países menos desenvolvidos e em desenvolvimento(,) o processo de urbanização ocorreu em um ritmo muito acelerado, e(,) consequentemente(,) criaram ambientes desorganizados.
Para uma mudança efetiva é preciso planejamento, com projetos conjuntos de arquitetos, engenheiros e demais profissionais que constroem e fazem manutenção das cidades. É fundamental que a população seja o “centro” e assim os ambientes sejam modelados com base em suas necessidades, permitindo assim uma qualidade de vida melhor.
Então, é preciso que os países em desenvolvimento criem projetos conscientes, conseguindo um desenvolvimento econômico junto com o social, para isso o governo e (a) iniciativa privada devem trabalhar em conjunto em busca do crescimento sustentável e do bem estar coletivo. Também é imprescindível que as escolas e famílias incentivem os jovens a valorizarem mais as relações pessoais e menos a obtenção de bens materiais, afinal o consumismo é o motor de tanta desigualdade social que causa tantos transtornos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |