Espaços públicos deixaram de ser cobiçados pela população atual, e diversos são os motivos. Dentre eles, estão o aumento da violência, a falta de novos investimentos em espaços públicos e, principalmente, o modo como o mundo virtual têm tem influenciado a sociedade. Neste sentido, ressurge um pensamento que pretende minimizar as consequências disso.
A conexão com celulares e similares passou de ser uma necessidade e tornou-se um vício. Assim, atividades que exijam o desapego destes eletrônicos acabam sendo deixadas de lado. Tais atitudes aumentam o sedentarismo e o distanciamento com o mundo real. Em consequência deste estilo de vida, espaços públicos deixaram de ser fontes de investimento.
Contrapondo-se a este cenário, há uma ideologia que está em constante crescimento. Esta, já possui muitos adeptos, e tenta diminuir o estresse do dia-a-dia e melhorar o estilo de vida da população. Como? Através do uso dos espaços públicos que as cidades oferecem, aproximando-as a seus moradores.
Para que esta ideologia continue crescendo e ganhando força, é necessário que as cidades passem a dar atenção a este estilo de vida. Espaços de descontração pública são essenciais para um bom relacionamento entre cidade e morador. Deste modo, investir em lugares assim é essencial para uma melhor qualidade de vida, de forma que o mundo real possa ser aproveitado tanto quanto o virtual.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Mas é possível explorar mais exemplos desse movimento atual.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |