Hoje em dia, não existem mais lugares Públicos, pois com tanta construção civil, os parques, e praças estão sumindo, e o que restou, ou virou privado, ou seja, tem dono, ou está depredada depredado. Os governadores brasileiros e os cidadãos têm que preservar o que ainda existe. (Um exemplo é) No caso que ocorreu em Trindade - Rio de Janeiro. Lá tinha havia vários lugares públicos(,) inclusive cachoeiras e praias. Mas as pessoas de classe alta construirão construíram um condomínio fechado, onde eles tomaram conta desses lugares. Sendo assim(,) os turistas e moradores de lá perderam a oportunidade de ir visitar*.
Tem países que preservam as áreas públicas e isso é um ótimo exemplo. Mas no Brasil não preservam, muitos parques (aos quais) que os país pais levavam seus filhos antigamente (não são mais uma opção,) hoje em dia não tem como. Pois os Brinquedos estão quebrados, (.) ir em a uma praça como iam antigamente (também ficou inviável, pois), hoje em dia é violento. Mas também não é são só as praças e parques que é são área pública, as ruas também é pública que são e muitas vezes está estão entregues ao abandono e descaso, cheio cheias de buracos, muitos não têm luz, e isso acaba sendo perigoso para as pessoas. Mas sabe porque por que tudo isso acontece? Por que Porque o povo Brasileiro prefere mais ir em a lugares fechados doque do que ir fazer caminhada em um lugar aberto como as praças, preferem fazer compras em shoppings doque do que ir passear pela cidade quando não têm nada pra fazer, realmente a cidade só virou apenas um endereço.
Comentários do corretor
* Pela legislação brasileira, é proibido impedir acesso a qualquer praia da costa. Não existe praia privada legal no Brasil.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e critica, mas é possível desenvolver uma argumentação mais coerente e atual.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |